Fotos: Vitor Santos/ Ascom Sempre
Em comemoração ao aniversário de 476 anos de Salvador, marisqueiras e quilombolas, assistidas pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Ilha de Maré, fizeram um tour pelo Centro Histórico de Salvador nesta quarta-feira (26).
A atividade envolveu uma visita com direito a guia turística e com passagens pela Casa das Histórias de Salvador e o recém-reformado Elevador Lacerda.
Júnior Magalhães, secretário da Sempre, destacou que a iniciativa proporcionou que esse público tivesse mais acessos aos equipamentos turísticos e de entretenimento: “Faz com que os filhos e filhas dessa terra tenham maior intimidade com a história da nossa capital e, consequentemente, com as memórias de suas comunidades também”.
Apresentando e fomentando a cultura soteropolitana, a Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB), que administra os CRAS, organizou a visita guiada para que as mulheres marisqueiras, pescadoras e de famílias quilombolas pudessem ter conhecimento da história da capital baiana.
O passeio começou na Casa das Histórias de Salvador, espaço da Prefeitura de Salvador que fica localizado na Rua da Bélgica, no Comércio. No local, as assistidas puderam ter conhecimento da natureza, da cultura e de histórias pouco conhecidas da cidade, explorando cada arte, obra e experiência imersiva. Em seguida, na parte externa, tiveram acesso a uma guia turística para subir o Elevador Lacerda e explorar a Cidade Alta.
Uma das atendidas pelo Cras, Vânia elogiou o passeio: “Amei cada detalhe que vi aqui hoje, foi maravilhoso. Foi a minha primeira vez, e estou aqui maravilhada para chegar em casa e contar para os meus filhos, a sensação maravilhosa e gostosa que foi visitar cada espaço daqui”.