Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira/Secom PMS
Em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) está promovendo a Semana da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Em parceria com o Shopping Center Lapa, crianças autistas e seus familiares participam de uma gama de atividades.
Nesta quarta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma programação especial incluiu sessão de cinema para 80 crianças, feira de artesanato para mães atípicas, exposição e uma palestra sobre o tema ”Cuidados com a Saúde Mental do Cuidador”. As atividades seguem até sábado (5), na praça de eventos do centro de compras, no Centro.
Enquanto se acomodava no auditório que exibiria a sessão de cinema, Jodirene de Jesus, 47 anos, e a filha Ana Vitória, de 12 anos, elogiaram a iniciativa. “Está sendo uma alegria enorme. Na verdade, não temos condições financeiras de frequentar cinemas. Então, quando promovem essas ações, fazemos questão de vir e aproveitar ao máximo”, contou Jodirene, que saiu de Saramandaia para participar das atividades.
No assento ao lado, o adolescente Lucas Miqueias, de 12 anos, não escondia o entusiasmo. A mãe e dona de casa Diele Miqueias, 31 anos, conta que fez questão de sair bem cedo da comunidade onde vivem, em Periperi. Segundo ela, o filho está muito feliz e emocionado com a oportunidade de assistir um filme numa sala de cinema.
“Sabemos das limitações sensoriais. Poder usufruir de uma atividade organizada para eles é algo muito especial, é um momento marcante que foge da nossa rotina. Encontrar outras crianças, outras mães, é uma chance única. Muita gratidão por esse momento”, diz.
Durante o acompanhamento da atividade, a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, destacou a relevância da ação. “É muito mais do que uma simples atividade. Essa sessão de cinema especial nos leva a refletir sobre as dificuldades que as pessoas com autismo enfrentam no dia a dia pelas suas questões sensoriais. Nosso intuito aqui hoje é chamar atenção para neurodiversidade e falar sobre os direitos a lazer e cultura das pessoas autistas”, frisou, lembrando que as luzes e sons precisam ser adequados para garantir a tranquilidade do público com TEA.
Mães artesãs – Na Feira Abril Azul, que segue na Praça de Eventos até sábado (5), das 9h às 17h, a produção de 11 mães atípicas chama atenção de quem passa pelo shopping. Entre as mercadorias estão ovos de Páscoa, camisetas esculturas de sisal, artigos em tricô, panos de prato, joias, sabonetes, chocolate artesanais, geleias, bonecas, chaveiros, entre muitos outros itens.
Produtora de geleias, sabonetes artesanais e chocolates em formatos de coelhos da Páscoa, a sergipana Agda Maria de Oliveira, que é mãe do adolescente autista Arturo, está participando da feira pela primeira vez. Ela conta que através da confecção dos produtos conseguiu resgatar a autoestima.
“Estava perdida como se tivesse em um labirinto, sem saber onde era a saída. Graças ao acolhimento do pessoal da Sempre, estou me encontrando, entendendo que ser mãe de autista exige foco e buscar uma direção para cuidar do meu filho. Hoje, tenho outra visão, produzo meus produtos com garra e ânimo, para gerar renda e ajudar a cuidar dele”, conta emocionada.
CIPTEA – Durante o evento, além de participar das atividades lúdicas e assistir às palestras, os responsáveis pelos autistas também pode emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), documento gratuito que assegura direitos e benefícios para pessoas com TEA. Para o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a Semana da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista é um momento oportuno que visibiliza muitas ações de inclusão que são realizadas pelo poder público municipal ao longo do ano.
“Levar os serviços da Secretaria, como a emissão das carteiras do CIPTEA para próximo do cidadão, é uma missão nossa. Ao participar de ações como esta, em um shopping, fazemos com que as informações circulem e cheguem para quem precisa dela. Assim democratizamos o acesso e promovemos e garantimos os direitos das pessoas com deficiência” afirma o gestor.
Exposição e contação de histórias – Além disso, o público pode conferir a exposição “O Meu Olhar”, da artista autista Graziele Assis, no piso L1. A exposição apresenta uma visão sensível e única de Graziele, técnica em Artes Visuais, que utiliza a fotografia para registrar aspectos do cotidiano.
Um dos destaques da programação será a contação da história de Moana, personagem da mitologia polinésia que embarca em uma jornada para salvar seu povo. A atividade, que acontece nesta sexta-feira (4), contará com a presença da Moana e sua turma, realizada pelo grupo de arte-educação da Sempre. As brincadeiras, como a Roleta Mágica e o Jogo da Memória, garantirão momentos de interação e diversão para todos.
“É um evento para celebrar a inclusão e a diversidade, oferecendo uma programação leve e acolhedora, com atividades culturais, de empreendedorismo e lazer, para garantir que todas as pessoas com Transtorno do Espectro Autista sejam respeitadas, suas necessidades atendidas com dignidade e igualdade, e estigmas sejam superados”, afirmou a gerente de marketing do Shopping Center Lapa, Aline Ferraz.
Confira a programação:
Dia 3 (quinta-feira):
* 9h às 17h – Emissão de Carteirinha CIPTEA
* 9 às 17h – Feira de mães atípicas (Praça de Eventos – L1)
* 9h às 20h – Exposição “O Meu Olhar” (L1)
Dia 4 (sexta-feira):
* 10h – Moana: brincadeiras, contação de histórias e apresentação musical
* 9 às 17h – Feira de mães atípicas (Praça de Eventos – L1)
* 9h às 20h – Exposição “O Meu Olhar” (L1)
Dia 5 (sábado):
* 9 às 17h – Feira de mães atípicas (Praça de Eventos – L1)
* 9h às 20h – Exposição “O Meu Olhar” (L1)