Ícone do site SENTO SÉ AGORA

Candidatos revelam expectativa em ingressar no programa Agente de Empreendedorismo – Prefeitura Municipal de Salvador

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado e Lucas Vieira/Secom PMS

O Parque Social, localizado no Itaigara, em Salvador, foi palco da prova do processo seletivo para o Programa Agente de Empreendedorismo, na última terça-feira (16). Cerca de 300 jovens participaram da seleção, disputando uma das 90 vagas de estágio oferecidas em uma iniciativa que alia formação prática, cidadania e impacto nas comunidades locais.

Pedro Paulo Viana, estudante do 8º semestre do curso de Engenharia da Computação, acredita que o estágio pode agregar muito ao próprio currículo. “Quero ganhar mais experiência, principalmente na área de TI, e poder contribuir com o que aprendo”, diz.

Já Isabela Almeida, de 20 anos, cursa Administração e vê no programa uma oportunidade alinhada aos seus interesses. “Quero aprender mais, eu sempre admirei muito esse atendimento social e eu tenho muito interesse também em ingressar na área. Acho muito lindo e essencial a gente ter esse cuidado com as pessoas e também poder prestar o nosso serviço em prol do melhor para a população”, comenta.

Com carga horária de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, e bolsa de R$1.063,97, o estágio pode se estender até a conclusão do curso superior do estudante. Os candidatos vêm principalmente das áreas de Administração, Economia, Gestão Financeira, Gestão Comercial e Empreendedorismo.

De acordo com Lorraine Santos, coordenadora do programa, os estagiários atuam diretamente com esses empreendedores, acompanhando as rotinas, oferecendo orientações e aprendendo, na prática, habilidades essenciais para o mercado de trabalho. “É um estágio muito rico, que engloba desde comunicação e oratória até técnicas de negociação”, destaca.

Funcionamento – O programa é fruto de uma parceria entre o Parque Social e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Criado em 2018, o Agente de Empreendedorismo tem como foco o desenvolvimento socioeconômico da cidade por meio do apoio direto a microempreendedores das comunidades.

Além do suporte técnico, o programa foca no desenvolvimento pessoal dos participantes. “Muitos entram tímidos e saem seguros, à frente dos colegas na faculdade. Eles aprendem empreendedorismo na prática”, completa Lorraine.

Sair da versão mobile