NOTÍCIAS

Salvador celebra Dia do Trabalho como capital nordestina que mais gerou empregos no último ano – Prefeitura Municipal de Salvador

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Reportagem: Camila Vieira/Secom PMS

O Dia do Trabalho é comemorado nesta quinta-feira, 1º de maio, data considerada feriado nacional no Brasil desde 1949. Na data alusiva à importância da atividade laboral em todo mundo, Salvador tem muito a comemorar. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no último ano a capital baiana se consolidou como um dos principais polos de geração de empregos no Brasil e, sobretudo, como líder na região Nordeste.

O resultado de 2024 é 70% maior do que o de 2023, quando a capital baiana fechou o ano com um saldo de 17.742 postos de emprego formal criados. Ao longo do ano passado, a cidade registrou em 10 dos 12 meses um crescimento no número de pessoas empregadas, sendo que os maiores aumentos foram em fevereiro (saldo positivo de 8.470) e em janeiro (6.159). Para Mila Paes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, pasta responsável por formular, planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar a política de desenvolvimento econômico do município, os números resultam de uma política pública comprometida com foco na geração de emprego e renda.

“O Caged é o nosso principal índice a curto prazo que mede geração de emprego e renda. Fomos a capital do Nordeste que mais gerou empregos nos últimos quatro anos. A gente vem batendo a meta de geração na nossa região, sempre ficando entre as principais capitais do Brasil, comprovando que as políticas públicas e os programas que a gente vem desenvolvendo estão surtindo efeito na cidade”, considera.

Treinar para Empregar – As ações municipais têm impactado a vida dos soteropolitanos. Uma delas é o programa Treinar para Empregar, que tem o foco na capacitação e na geração de renda, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas, conectando os cidadãos ao mercado de trabalho e fomentando o empreendedorismo.

Desde o início da iniciativa, em 2021, mais de 60 mil pessoas foram certificadas nos cursos profissionalizantes e de empreendedorismo. O programa tem 55% do público formado por mulheres, jovens de 16 a 25 anos, pessoas com mais de 50 anos, negros e pessoas com deficiência. De janeiro a março deste ano, 4.873 certificados foram emitidos.

“O Treinar é uma das iniciativas de sucesso que reafirmam o compromisso de Salvador com o desenvolvimento econômico inclusivo, celebrando o Dia do Trabalho com resultados concretos e transformadores para milhares de soteropolitanos”, considera a gestora. No guarda-chuva do Treinar para Empregar, constam iniciativas como Geração SSA e o Programa Nossos Talentos, que são direcionados à juventude.

Após os ensinamentos adquiridos através do Programa Geração SSA, a moradora do bairro de Itapuã, Raquel Alves dos Santos, 20 anos, foi contratada pela Sotero Consórcio Ambiental. Ela conta como o programa mudou a própria vida.

“Aprendi a ser proativa, comunicativa e a lidar com desafios do mercado de trabalho. Me ajudou a ingressar no mercado de trabalho e, mais do que isso, abriu minha mente para desejar crescer profissionalmente. Hoje tenho salário e ainda ajudo nas despesas de casa”, revela a jovem, filha de mãe solo. O conjunto de ações do programa visa promover a geração de renda para jovens de 16 a 25 anos, com foco em carreiras do futuro.

A iniciativa se propõe a oportunizar novas carreiras, através de cursos em formato híbrido (presencial e on-line). Nas aulas virtuais, os participantes acessam vídeos curtos com uma linguagem atual e que dialoga com a juventude. “Pensamos no futuro desse jovem, preparar as profissões que são tendências de mercado. O Geração SSA é o nosso principal programa de qualificação e empregabilidade para quem está começando a vida”, destaca Mila.

Oportunidades – Porta de entrada para milhares de pessoas em busca de oportunidades, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), gerido pela Semdec, inseriu mais de 13 mil pessoas ao mercado de trabalho, entre os anos de 2021 e 2024. Outro destaque na política de geração de emprego e renda é o programa Sou Salvador, que atua na promoção do desenvolvimento pessoal e profissional de ambulantes, auxiliando no reordenamento desses trabalhadores, bem como na melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.

Já o SAC do Empreendedor se destaca pela oferta de serviços e também pela qualificação, com o objetivo de estimular e fortalecer o desenvolvimento do empreendedor e o ambiente de negócios na capital baiana. São oferecidos cursos e oficinas em áreas como marketing digital, atendimento, precificação, vendas, gestão financeira, delivery e gestão eficiente, entre vários outros. Ao todo, 37.155 empreendedores foram contemplados com os cursos e oficinas, de 2021 a 2024, sendo que 42% do total foram mulheres e 83%, negros.

Com olhar sensível a importância da inserção feminina no mercado de trabalho, a Semdec, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), também desenvolve o Mulher Salvador, que, através de ações integradas, busca garantir promoção, resgate e fortalecimento da empregabilidade e geração de renda para o público feminino.

“É um programa que olha para mulher sobre várias perspectivas, são ofertados vários cursos de qualificação, todos com olhar na formação dessa mulher, tanto para ela ser empreendedora quanto para se inserir no mercado formal”, explica a secretária, destacando as aulas para uso das redes sociais. “A mulher que escolhe empreender vai aprender a como fotografar seu produto, como postar na rede e fazer a divulgação do seu negócio”, detalha a titular da Semdec.

Outro programa de sucesso é o Nossos Talentos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), que visa contratar ex-estagiários que já passaram pela Prefeitura. Depois de estagiar na Procuradoria Geral da Prefeitura de Salvador, Robson Vasconcelos, 25 anos, foi efetivado e garantiu um emprego na administração municipal. Para o jovem trabalhador, os ensinamentos adquiridos por meio dos cursos disponibilizados pelo programa foram fundamentais para garantir sua primeira oportunidade de trabalho.

“Só tenho a agradecer. As aulas me ajudaram a melhorar minha capacidade de comunicação, inteligência emocional, networking e a trabalhar melhor minha autenticidade, tomada de decisão e liderança, essas duas últimas são habilidades que não costumavam estar no meu radar”, afirma.

Origem da data – O Dia do Trabalho faz alusão a uma greve que aconteceu na cidade norte-americana de Chicago, em 1886. No Brasil, a data entrou para o calendário oficial a partir de uma lei aprovada pelo Senado e pela Câmara, assinada pelo presidente Arthur Bernardes em 1924. De acordo com o Senado Federal, o feriado nasceu com o objetivo de celebrar a “confraternidade universal das classes operárias” e os “mártires do trabalho”.

Na época em que a lei foi aprovada, já ocorriam protestos no dia 1° de maio contra a exploração no trabalho. A manifestação que inspirou essa e outras greves ao redor do mundo tinha como principal objetivo a redução da jornada de trabalho diária nos Estados Unidos, que chegava a 17 horas. Apesar das greves e da aprovação da lei que transformou a data em feriado, as leis trabalhistas só foram consolidadas em maio de 1943.

Vieira Fatima
Professora, moradora de Sento Sé e entusiasmo em jornalismo colaborativo. Trabalho supervisionado por um Editor chefe
https://sentoseagora.com.br