Fotos: Divulgação
Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS
A Escolab Coutos, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, deu início ao projeto Identidade Suburbana, que visa nortear ações pedagógicas e culturais ao longo de todo o ano letivo. A iniciativa atende cerca de 250 alunos distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes à região onde vivem, por meio da valorização do território e de suas expressões culturais.
De acordo com a vice-diretora da unidade, Tamiles Gonzaga, a estratégia busca aproximar os estudantes da história, das manifestações culturais, do potencial turístico e das características sociais e econômicas dos bairros do Subúrbio de Salvador. “O projeto Identidade Suburbana é uma iniciativa macro da Escolab Coutos, que permeia nossas ações e atividades ao longo de todo o ano. O objetivo é fortalecer, por meio da aproximação e da representatividade, o sentimento de pertencimento dos estudantes à região do Subúrbio de Salvador”, explicou a gestora.
Atividades – Entre as atividades desenvolvidas, estão o CityTour — uma visita guiada pelos bairros do Subúrbio com os estudantes —, a eleição dos nomes das turmas, que recebem os mesmos nomes de bairros da região, saídas pedagógicas para reconhecimento do território e rodas culturais com moradores locais. Tamiles contou que a primeira roda cultural ocorreu no último dia 28, com a presença de integrantes da quadrilha Imperatriz do Forró, do bairro de Paripe.
Durante o encontro, diante da aproximação do período junino, os representantes do grupo compartilharam com os alunos as trajetórias pessoais e a forma como a vivência nos bairros do Subúrbio influenciou o envolvimento deles com as quadrilhas juninas. Também foi conduzida uma oficina prática sobre o funcionamento das quadrilhas competitivas.
“Foi um momento muito rico, que envolveu bastante as crianças e foi muito bem avaliado pelos professores. Acreditamos que o projeto Identidade Suburbana é um dos nossos grandes trunfos, de enorme relevância para essas crianças, que precisam se sentir pertencentes e valorizadas dentro do território em que vivem”, finalizou a vice-diretora da Escolab Coutos.