NOTÍCIAS

Evento com Dina Rachid traz uso da voz como ferramenta de empoderamento feminino – Prefeitura Municipal de Salvador

Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

Texto: Mateus Soares/ Secom PMS

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) promoveu o evento “O Poder da Voz – Só para Mulheres”, com condução da radialista e comunicadora Dina Rachid. A atividade ocorreu na terça-feira (20), no Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves, em duas sessões: das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30.

Voltado exclusivamente para servidoras efetivas, empregadas públicas, colaboradoras REDA e comissionadas da administração municipal, o encontro teve como objetivo principal ampliar a consciência sobre o uso da voz como ferramenta de expressão, liderança e comunicação no ambiente profissional e pessoal.

Com mais de quatro décadas de atuação na comunicação, Dina Rachid compartilhou técnicas e reflexões sobre o desbloqueio da voz feminina, abordando como utilizá-la com “autenticidade, emoção e clareza”.

A programação incluiu exercícios práticos voltados ao controle do tom, ritmo e entonação, além de orientações sobre como transformar o nervosismo em energia positiva e organizar ideias de forma mais eficaz.

“A voz de cada um é tão poderosa quanto a minha. Então, nunca mais deixem que alguém tente calar a sua voz. Usem sempre essa voz, com firmeza, mas também com amor, porque o que tenho dentro do meu coração é muito amor. Eu sou uma pessoa que ama profundamente. E tenho a minha voz aqui para ajudar vocês a darem poder às suas”, afirmou Dina, em uma das sessões, ao público presente.

Durante a imersão, também foram trabalhados aspectos relacionados ao carisma, à presença de palco e ao uso da linguagem corporal. Postura, gestos e expressividade foram apresentados como elementos complementares para transmitir mensagens de forma mais segura e envolvente, tanto em apresentações públicas quanto em interações do cotidiano.

Presente no evento, a diretora de Gestão de Pessoas da Semge, Márcia Barros, ressaltou a importância da escolha da facilitadora e do tema. “Acho que a escolha da figura de Dina foi muito apropriada, porque é uma mulher com uma trajetória marcante. Todo o seu trabalho está profundamente ligado à questão da voz como instrumento de comunicação — e isso é algo muito poderoso”, disse.

“Despertar esse olhar nas mulheres, ajudá-las a compreender cada vez mais como usar a própria voz, como identificar os sentimentos que querem ser transmitidos por meio dela, é algo muito relevante. É um fermento importante, que pode fazer diferença tanto na vida pessoal quanto no cotidiano profissional de cada uma”, completou a diretora.

Vieira Fatima
Professora, moradora de Sento Sé e entusiasmo em jornalismo colaborativo. Trabalho supervisionado por um Editor chefe
https://sentoseagora.com.br