NOTÍCIAS

Transalvador realiza roda de conversa com motociclistas no Rio Vermelho – Prefeitura Municipal de Salvador

Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

Cerca de quarenta motociclistas de motoclubes da capital participaram, na noite desta quinta-feira (22), de mais uma roda de conversa promovida pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A iniciativa integra a programação do Maio Amarelo e visa conscientizar esses condutores sobre a importância da adoção de comportamentos responsáveis no trânsito.

Na oportunidade, foram abordados os riscos e o perigo da alta velocidade, uso dos equipamentos de segurança, como é o caso do capacete, do afivelamento deste acessório e dos demais utensílios que possam garantir segurança e a saúde psicológica desses condutores. Os presentes ainda receberam materiais educativos e puderam participar do sorteio de um capacete.

Para Luiz Sampaio, vice-presidente da Associação de Motociclistas do Estado da Bahia (AMO), encontros como este são boas oportunidades para conscientizar, ainda mais, os motociclistas. Ele destaca como esses condutores podem contribuir para a segurança viária. “Os motociclistas devem usar todos os equipamentos de segurança, sempre estar atento ao trânsito, não somente para ele, mas com todos em sua volta, e estar calmo sempre que for pilotar uma moto”, explica ele, que é motociclista há 52 anos.

Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 1 mil pessoas foram vitimadas em acidentes envolvendo motocicletas em Salvador. Desse total, 24 pessoas morreram, das quais, 15 eram motociclistas.

“Dialogar com motociclistas é essencial para promover um trânsito mais seguro. São condutores que enfrentam grandes desafios do dia a dia, e é nosso dever orientá-los sobre a importância da prudência, do uso dos equipamentos de segurança e do respeito às leis. Cada conversa é uma oportunidade de salvar vidas”, afirma Diego Brito, superintendente da Transalvador.

Ações educativas como estas, desenvolvidas pela autarquia, visam ajudar na formação de motociclistas mais responsáveis, promovendo atitudes mais seguras e o respeito às normas de circulação da capital baiana. Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito, explica que esse encontro com os motociclistas visa sensibilizá-los para que sejam propagadores da cultura do trânsito seguro.

“Realizar ações educativas com esse público é fundamental, pois eles também se tornam multiplicadores das boas práticas entre seus colegas. Nosso compromisso é seguir promovendo iniciativas que reforcem a importância da prudência, do respeito às leis e da empatia nas vias, gerando um trânsito mais humanizado na cidade”, conclui a gerente.

Vieira Fatima
Professora, moradora de Sento Sé e entusiasmo em jornalismo colaborativo. Trabalho supervisionado por um Editor chefe
https://sentoseagora.com.br