Um ano depois de reabrir as portas totalmente renovado, o Cineteatro 2 de Julho, na Federação, já se firmou como um dos principais espaços culturais da Bahia. Desde agosto do último ano, mais de 17 mil pessoas já passaram pelo local, em 111 eventos que reuniram mais de 150 artistas de diferentes linguagens. Nesse período, o palco acolheu mostras e festivais, apresentou linguagens como teatro, música, dança, audiovisual, comédia, e recebeu mais de 1.500 estudantes de escolas públicas da Bahia. Além disso, o Cineteatro 2 de Julho também produziu programas que foram exibidos na TVE, TV Educa Bahia e Rádio Educadora FM.
O equipamento passou pela maior obra desde a sua fundação, em 1969. O Governo do Estado investiu R$ 8,9 milhões que transformaram o espaço em uma estrutura moderna e acessível, com a realização de inúmeros eventos gratuitos e a preços populares. A requalificação incluiu um novo projeto de isolamento acústico, central de ar condicionado, moderno sistema de sonorização, equipamentos de iluminação cênica, projetor de cinema de alta qualidade e a maior tela de projeção retrátil da Bahia.
O espaço que celebra a diversidade e mantém viva a memória cultural da Bahia teve ainda sua capacidade ampliada, passando a comportar 171 lugares, incluindo assentos destinados a pessoas com deficiência, obesidade ou mobilidade reduzida, garantindo mais conforto e acessibilidade ao público. O local ganhou ainda um café restaurante para atender ao público, áreas de convivência e banheiros adaptados.
De 1º a 25 de setembro estarão abertas as inscrições para o Edital de Ocupação de Pauta para o primeiro semestre de 2026. Podem se inscrever trabalhadores das artes cênicas, música, audiovisual e multilinguagens, exclusivamente via formulário online, disponível no site oficial do IRDEB e no perfil de Instagram do Cineteatro (@cineteatro2dejulho). As produções serão realizadas no Cineteatro 2 de Julho, entre 12 de janeiro e 30 de julho de 2026.
Fonte: Ascom/Irdeb