A Secretaria de Desenvolvimento Econômico se mantém firme na missão de fortalecer o setor industrial na Bahia. Durante a INDEX, considerada a maior feira voltada para o segmento na Bahia, o órgão teve importante participação na programação técnica, contribuindo com as discussões do Fórum ‘Perspectivas e Oportunidades para a Indústria na COP 30’, nesta quinta-feira (28). O evento reúne empresas, líderes, profissionais e diversos públicos para impulsionar negócios, fomentar parcerias e apresentar as principais inovações do mercado.
O gestor da SDE, Angelo Almeida, destacou o potencial e desafios pelo setor industrial da Bahia, que representa 25% do PIB estadual, gerando mais de 457 mil empregos.
“Aqui, nossa diversidade é um ponto de convergência. Discutimos temas estratégicos como economia verde e descarbonização, ressaltando que a Bahia reúne atributos fundamentais para ser protagonista da transição energética no Brasil. Nossa biodiversidade, a criatividade do empresariado e a qualidade da mão de obra baiana fortalecem nossa indústria, e o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues amplia as condições para o desenvolvimento sustentável. Apesar dos gargalos e desafios, seguimos avançando com esperança, inovação e determinação, colocando a Bahia em posição de destaque no cenário nacional e internacional”, afirmou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, agradeceu o apoio da SDE na construção da agenda e ressaltou que o evento cumpre o papel de criar um ambiente dentro da Bahia, que favoreça as indústrias baianas.
“Temos a oportunidade de as indústrias de vários portes, microempresa, média, pequena, grande, se apresentarem à Bahia, à sociedade de uma forma geral, além de expor suas marcas, fazer conexões com o sistema de clientes. Todo esse conjunto de desafios também geram oportunidades e nós acreditamos firmemente que a Index vai poder entregar muito ao setor industrial baiano”, disse.
A INDEX, que reúne mais de 200 indústrias expositoras no Centro de Convenções de Salvador e segue até amanhã (29), deve atrair mais de 30 mil visitantes com uma programação diversificada de palestras, rodadas de negócios, workshops e apresentações culturais, reforçando o compromisso da Bahia em alinhar desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
Fonte: Ascom/SDE