Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Texto: Letícia Silva e Eduardo Santos/ Secom PMS
Dando seguimento aos plantios do programa Corredor Verde, que busca transformar o espaço urbano da capital baiana através da arborização, a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) plantou, na manhã desta terça-feira (2), mais seis árvores na Praça Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba.
Na ocasião, foram colocados dois espécimes de oitis e quatro de guanandi, cada unidade medindo 2,5 metros de altura. O secretário Ivan Euler, titular da Secis, assegura que a ação é um reforço de ações já realizadas nessa região. O objetivo é plantar 115 árvores numa extensão de 2,5 quilômetros, na Avenida Manoel Dias, formando mais um corredor vegetal na capital baiana, que ganhou seu maior programa de arborização.
“Além do sombreamento e da melhoria na temperatura, teremos uma melhoria na presença de fauna e a filtragem de poluentes. Dessa forma, todos ganham: a cidade, a população e o poder público. Além dos oitis e do guanandi, buscamos espécies de fácil adaptação ao clima marinho dessa região, que é um ambiente de muita salinidade, como abricó de praia e algodoeiro de praia, para que o ambiente esteja arborizado por mais tempo. Devido ao tamanho das árvores, com 2,5 metros cada, tentamos também evitar a ocorrência de vandalismo nos canteiros”, revela o secretário de Sustentabilidade.
A programação do Corredor Verde prevê ainda a inserção de três a quatro unidades por dia, num trabalho que exige uma logística de caminhões e outros veículos capazes de transportar árvores de grande porte.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/plantio-de-arvores-na-praca-nossa-senhora-da-luz/ .