Produtores rurais que visitarem a 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana encontram no estande do Governo do Estado apoio técnico especializado e gratuito. Os serviços incluem orientações sobre qualidade alimentar, defesa agropecuária e projetos de aquicultura, oferecidos pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) no Parque de Exposições João Martins da Silva.
“É um espaço que celebra a tradição e a inovação do campo. As famílias se divertem, os produtores trocam conhecimento e o público tem acesso a novas tecnologias e práticas do setor. O Governo da Bahia está comprometido em ampliar oportunidades e apoiar o desenvolvimento rural em todo o estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
No estande do Centro Estadual de Tecnologia Agropecuária da Bahia (Cetab), os produtores conhecem técnicas que garantem a qualidade e a segurança dos alimentos que moderniza a produção e aumenta a competitividade. Já no espaço da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), são realizados cursos e apresentadas ações de fiscalização e defesa do setor, além de destacar a conquista que tornou a Bahia livre da febre aftosa sem vacinação.
Para o secretário da Seagri, Pablo Barrozo, o estande reforça o papel da Expofeira no fortalecimento do agronegócio baiano. “É um espaço que reúne ciência, tecnologia e troca de experiências, aproximando produtores, comerciantes e visitantes do que há de melhor no setor agropecuário”, afirmou.
No espaço da Bahia Pesca, as famílias participam de experiências interativas, com demonstrações de criação de camarões e tilápias. O estande também apresenta o Projeto Fênix, que capacita internos do sistema prisional em piscicultura, unindo ressocialização e geração de renda. “Nosso objetivo é mostrar como o governo apoia de forma integrada todos os elos da cadeia produtiva”, concluiu Barrozo.
O estande do Governo da Bahia permanece aberto até o dia 14, no horário da Expofeira, oferecendo uma oportunidade única para produtores e famílias conhecerem de perto as ações do governo para o setor do campo. Com 180 mil m² de área, a Expofeira reúne aproximadamente mil animais distribuídos em galpões e baias, leilões, feira de agronegócios, competições e programação cultural.