A Bahia subiu ao pódio duas vezes, nesse final de semana, nos Jogos Nacionais da Juventude, em Brasília. A dupla Suane Lima Monteiro Aldair e Samara Brandão Ribeiro, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, de Salvador, conquistou a medalha de bronze no vôlei de praia. Já no judô, a estudante Rafaela Freitas, do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho, garantiu a prata na categoria até 48kg.
Os Jogos da Juventude 2025 reúnem 4,7 mil atletas de até 17 anos em 20 modalidades esportivas. A delegação baiana conta com 232 integrantes, entre eles estão diversos estudantes da rede estadual que têm levado o nome do Estado ao pódio, revelando talento e dedicação.
Esporte e transformação
“É importante ressaltar que não buscamos apenas medalhas, mas oferecer oportunidades e ampliar horizontes. Muitos desses meninos e meninas provêm de contextos de vulnerabilidade social e a escola desempenha o papel fundamental de oferecer suporte e direcionamento. Estas conquistas inspiram outros jovens a perseguirem seus sonhos”, destacou Alexi Rufino, professor de Educação Física do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia.
“Ter a consciência de que represento a minha escola e o meu Estado me enche de orgulho. Esta medalha significa dever cumprido e abre espaço para novos desafios. O esporte transforma vidas e oferece experiências únicas”, disse Suane Lima, medalhista do vôlei de praia.
As medalhas conquistadas comprovam o potencial da rede estadual de ensino em revelar talentos esportivos. Mais do que resultados, a participação representa aprendizado, integração cultural e fortalecimento da base esportiva, preparando os jovens não apenas para competições futuras, mas também para a vida.
Fonte: Ascom/SEC