Mais segurança aos produtores rurais, consumidores e meio ambiente. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) coordenou mais uma ação itinerante de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, desta vez, nos territórios Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo. O objetivo é garantir o descarte correto desses materiais, prevenindo riscos de contaminação ambiental e assegurando a sustentabilidade da produção agrícola.
Durante todo o mês de setembro, a ação percorreu um total de 14 municípios e recolheu mais de 195 mil embalagens. Uma iniciativa coordenada pelo Sistema Campo Limpo. Uma parceria da Adab com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV), a Associação de Revendedores de Produtos Agropecuários do Sudoeste (Aras), a Associação dos Irrigantes do Projeto Brumado (Adib) e prefeituras municipais.
O Recebimento Itinerante (RI) facilita o acesso de agricultores de diferentes regiões, colocando em prática a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas. As datas e locais são divulgados com antecedência para que os agricultores se preparem para fazer a devolução. A Adab alerta sobre a importância da realização da tríplice lavagem ou a lavagem sob pressão no momento de preparação da calda, seguida do armazenamento temporário das embalagens na propriedade, até que possam devolvê-las ao Sistema. Ao final do processo, os agricultores recebem o comprovante de devolução no ato da entrega do material no local de RI, e о Sistema transporta as embalagens recebidas até suas unidades fixas (postos ou centrais) para, em seguida, realizar a destinação ambientalmente correta.
No mês de outubro, será a vez dos territórios Vale do Jequiriçá, Extremo Sul e Litoral Norte e Agreste Baiano.
Fonte: Ascom/Adab