NOTÍCIAS Sento Se notícias

Sema realiza visita técnica à Fapesb para avançar nas ações do programa Planta Bahia | SECOM

Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), localizada no bairro da Federação, em Salvador. A agenda teve como objetivo avaliar a área disponível no terreno da fundação para a implantação de novas ações do programa Planta Bahia, que integra o Bahia Mais Verde.

O programa visa ampliar áreas verdes dentro dos espaços da administração estadual, promover o reflorestamento urbano e sensibilizar a população para a preservação ambiental. Segundo o diretor, a presença da Sema na Fapesb reforça a importância da integração entre órgãos públicos para promover o reflorestamento urbano e a recuperação ambiental.

“É muito importante o que está acontecendo nos espaços públicos do governo. Estamos muito felizes com a aceitação do projeto por todos os órgãos. Nos mostra que o objetivo do programa na conscientização na preservação dos recursos naturais na Bahia vem sendo atingido, ainda mais se tratando do espaço onde está localizada a Fapesb”, destacou o diretor da Sema.

Durante a visita, ele percorreu os espaços externos da Fapesb acompanhado de representantes da fundação, analisando as condições do solo, a vegetação existente e a infraestrutura do local. O levantamento técnico vai subsidiar um diagnóstico ambiental que irá orientar o planejamento da doação e do plantio de mudas nativas, respeitando as características do bioma e garantindo o manejo adequado das espécies.

A escolha da Fapesb para receber uma nova etapa do programa tem valor simbólico e estratégico: a fundação está situada em uma área de relevância histórica e paisagística na Colina de São Lázaro, cuja arborização contribui para a melhoria do microclima urbano e a valorização ambiental do entorno.

A expectativa é que, a partir do diagnóstico feito nesta visita técnica, seja definido um plano de plantio que inclua espécies nativas, cronograma, logística de doação e manutenção. As mudas serão entregues de uma só vez e a manutenção ficará sob responsabilidade da fundação.

Programa Planta Bahia

A visita à Fapesb dá continuidade às ações do Planta Bahia, iniciativa que teve início ainda em celebração ao mês do Meio Ambiente e em alusão ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, comemorado em 17 de junho. O programa é realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com diversos órgãos e entidades.

O lançamento oficial ocorreu em um ato simbólico no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a participação da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), secretarias parceiras e servidores públicos. Naquele primeiro dia, 2.400 mudas foram encaminhadas para distribuição e 2.300 programadas para plantio em parques e áreas urbanas de Salvador e do interior.

Vieira Fatima
Professora, moradora de Sento Sé e entusiasmo em jornalismo colaborativo. Trabalho supervisionado por um Editor chefe
https://sentoseagora.com.br