Criatividade e inovação no ensino de português e matemática foram parte do trabalho, que resultou na elevação dos indicadores de aprendizagem dos 448 colégios estaduais reconhecidos pelo Prêmio Gestão da Aprendizagem. A abertura da premiação, que vai até esta sexta-feira (7), aconteceu durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (6), no Resort Vila Galé, em Guarajuba, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e outras autoridades.
“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho dos professores, dos gestores da educação pública e também um incentivo a novas práticas pedagógicas nas escolas. Melhoramos a infraestrutura dos colégios em todo estado, capacitamos os professores para o desenvolvimento de diversos projetos e a premiação é uma forma muito lúcida de fortalecer o presente para colher um futuro ainda melhor para os nossos estudantes”, frisou o chefe do Executivo baiano durante o evento.
A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC), reconhece escolas de todo território baiano por ações que ajudaram a recompor saberes, melhorar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e fortalecer a participação estudantil nas escolas. Os colégios premiados atingiram até nove critérios estabelecidos pelo edital, que avaliaram o ensino e a gestão das unidades escolares.
Gestor de uma das escolas que oferta ensino integral, na cidade de Riacho de Santana, Vágner Araújo celebra pela terceira vez a premiação pela qualidade do ensino na cidade, localizada na região Sudoeste da Bahia. “Nossa escola é premiada pelo terceiro ano consecutivo e isso nos alegra por termos cumprido uma série de requisitos de qualidade na educação em uma escola que é a única do município de Riacho de Santana. Isso contribui para mudanças reais na vida dos jovens da nossa região. Educação tem esse poder de transformar vidas e esse reconhecimento valoriza nosso esforço, nos diz que vale sempre a pena acreditar na educação”.
Com um investimento de R$ 3 milhões, executados por meio da SEC, os prêmios concederam um selo de Gestão da Aprendizagem e recursos financeiros, que serão usados para desenvolver novos projetos nas escolas premiadas. Segundo a secretária da educação, Rowenna Brito, além do reconhecimento financeiro, a premiação estimula a troca de experiências bem-sucedidas no acompanhamento pedagógico das escolas.
“A educação da Bahia é potência e essa potência se apresenta nos resultados da aprendizagem dos nossos estudantes, do acesso deles à universidade. Somos o maior estado do Nordeste em inscrições no Enem, por exemplo, o terceiro maior do Brasil com estudantes acessando a universidade. Isso é resultado do compromisso de todos os gestores escolares e do investimento estadual na educação”, enfatizou.
O Prêmio
Criado em 2023, o Prêmio Gestão da Aprendizagem é parte das ações da SEC para promoção de políticas voltadas à redução da defasagem idade-série. São critérios o desempenho e o engajamento das equipes escolares na melhoria dos resultados da aprendizagem em escolas estaduais do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA


