NOTÍCIAS Sento Se notícias

Previdência Estadual adere a programa de certificação do governo federal | SECOM

A Previdência Estadual acaba de dar um passo decisivo para aprimorar a prestação de serviços aos beneficiários. Na tarde desta segunda (9), o secretário da Administração do Estado, Rodrigo Pimentel, assinou, em evento no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE),um termo para adesão do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (RPPS/BA) ao Pró-gestão, o programa do Ministério da Previdência Social voltado para a certificação institucional e modernização de sistemas previdenciários que atendem aos servidores públicos efetivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Na ocasião, o secretário ressaltou a importância da adesão ao Pró-gestão, para promover o avanço da gestão dos fundos previdenciários. “Sabemos que os fundos previdenciários são objeto de atenção do governo e a gente vem implementando uma série de ações para saneá-los como, por exemplo, a criação do benefício especial que visa atrair a migração dos servidores do regime antigo. Por mais que se faça, porém, é preciso fazer mais e por isso que realizamos um esforço intensivo em conjunto com a Secretaria da Fazenda no sentido de estudar e avaliar com tecnicidade estratégias para acomodar o déficit”, ressaltou o secretário.

Já a superintendente da Previdência do Estado Rosário Muricy destacou sua satisfação com a adesão ao programa do Governo Federal. “Para nós, é um grande desafio e um motivo de responsabilidade, que expressa o nosso compromisso para com a boa gestão dos recursos dos nossos beneficiários: tenham certeza que a Suprev está empenhada em cumprir todos os pré-requisitos para obtenção do Pró-gestão, com muito coragem, esforço e uma equipe mobilizada”, afirmou a superintendente.

Além da assinatura do termo de adesão ao Pró-gestão, o evento também foi marcado pela promoção de uma palestra com Rodolpho Malafaia, sócio da empresa Lema Educação, sobre as repercussões da Resolução nº 5.272/2025 do Conselho Monetário Nacional (CMN) na política de investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social.

“A nova resolução tem um foco muito grande na governança: quanto maior o nível de governança do regime previdenciário maior a flexibilidade das normas de diversificação de investimentos. Daí a importância do Pró-gestão, que tem entre os seus pilares justamente a governança corporativa”, explicou o especialista.

Tanto a assinatura do termo de adesão quanto a palestra fizeram parte das atividades de um workhop do projeto Suprev Convida promovido pela Superintendência de Previdência do Estado em parceria com a Lema Educação e Escritório Técnico Atuarial e Corretora e Seguros Sociedade Simples Ltda (ETA). A atividade prossegue nesta terça-feira (10), das 9h às 16h30, com uma programação que incluirá um curso de Atuária com o palestrante Richard Dutzmann (ETA) e uma mesa de diálogo com foco na experiência com o Pró-gestão obtida pelo Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM).

Fonte: Ascom/Saeb

Vieira Fatima
Professora, moradora de Sento Sé e entusiasmo em jornalismo colaborativo. Trabalho supervisionado por um Editor chefe
https://sentoseagora.com.br